Fonte Maior Fonte Padrão Fonte Menor
30 Ago 2009
A arte de preparar e pregar sermões
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Crônicas da Vida, Pastorais e Estudos, Eventos, Comunicações, Utilidade Pública

Por: (*) Edemar Vitorino

O número de evangélicos no Brasil é deveras expressivo atualmente. E, com este explosivo crescimento, que vem ocorrendo nestes últimos anos, existe hoje milhares e milhares de núcleos de pregações, espalhados por todo o território nacional, concentrando-se um número maior nas metrópoles.
 
Diversos fatores estão contribuindo para esta apreciável expansão, e a quebra de paradigmas é um deles!  O clamor por mudanças, presente hoje em todos os segmentos da sociedade moderna, se impôs até mesmo dentro da Igreja, provocando a ruptura daquele velho conservadorismo, que determinava “sempre foi assim, e tem funcionado, não há porque mudar…”

A primeira mudança significativa foi a flexibilização litúrgica… A formalidade cedeu espaço para a informalidade, os antigos corais perderam espaço, ou foram substituídos pelas bandas, ou ministérios de louvor, que passaram a interagir com a congregação, ministrando cânticos permeados de palavras de edificação.
 
Essa prática de “dar uma palavrinha” entre os cânticos, vem despertando muitas vocações ministeriais.  Muitos pastores hoje, de grandes rebanhos, despertaram o dom da pregação em ministérios de louvor…
 
Outro fator, que tem alavancado o crescimento da Igreja evangélica, é o trabalho evangelístico através de “grupos pequenos”, mais conhecidos como: “células”, “grupos familiares”, ou “grupos de comunhão”.  Através desses grupos também tem surgido muitos pregadores…
 
O despertar de novas vocações, e o rápido engajamento desse pessoal no trabalho, seja em ministérios internos da Igreja, ou em grupos pequenos, é também fator contributivo do crescimento galgado pela Igreja evangélica.
 
Entretanto, considerando que a pregação cristã é uma proclamação das boas novas do evangelho, e que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela pregação da Palavra de Deus (Rm 10:17); e que Deus escolheu salvar os pecadores perdidos através do ministério da pregação (proclamação) da Palavra de Deus; é requerido do obreiro (pregador), que se apresente diante de Deus, e dos homens, como obreiro aprovado, que não tem de que se envergonhar, que maneje bem a palavra da verdade. (II Tm 2:15) .
 
Assim sendo, esses nobres obreiros, semeadores da boa semente do evangelho, que de forma tão abnegada estão alargando as estacas da tenda do Senhor, em solo pátrio, e no exterior, precisam agora ser instruídos na arte da preparação e pregação de sermões, e receber pelo menos instruções básicas de homilética, hermenêutica, retórica, dialética e ética cristã, para serem obreiros aprovados, que saibam manejar bem a palavra da verdade, e não tenham de que se envergonhar!
 
Certa ocasião, estando em uma emissora de rádio, para negociar a compra de horários, o Diretor, que não era convertido ao evangelho, me mostrou, na parede do seu gabinete, um cartaz contendo frases absurdas que ele havia ouvido de alguns pregadores evangélicos, como esta, por exemplo: “graças a Deus que a virgem Maria não abortou o menino Jesus”!  Também me lembro que ouvi alguém contar de um pregador que, na introdução do seu sermão, teria dito, mais ou menos assim: “bem irmãos, todos vocês já ouviram falar muito do céu… Mas hoje eu quero convidar-vos a fazer comigo uma caminhada de vinte e cinco minutos no inferno!”.  Os irmãos foram se retirando um a um, deixando que o pobre do pregador fizesse  sozinho a sua caminhada de vinte e cinco minutos no inferno!
 
Bem sabemos que muitos obreiros zelosos, desejam se preparar melhor para a realização da obra do Senhor, mas ainda não buscaram o necessário preparo devido à longa duração dos cursos básico e bacharel em teologia (de três a cinco anos), e devido ao elevado custo mensal, em torno de duzentos reais (valor médio de R$ 180,00/mês + transporte e lanche). Assim, esses louváveis obreiros, prosseguem fazendo a obra do Senhor, com denodo, zelo e amor, porém sem o preparo teológico necessário.
 
Mas, existe agora uma oportunidade ao alcance de todos!  Através do nosso portal "Fuel For Life - FFL Instituto", de cursos online, e da metodologia de ensino à distância (EaD), você poderá participar do nosso curso online  de formação de pregadores, intitulado: “Curso: A Arte de Preparar e Pregar Sermões” - já aberto para matrículas!  Neste curso você poderá escolher os dias e horários da sua conveniência para os seus acessos à sala de aula virtual. O tempo de duração do curso será determinado por você, com o cumprimento da última tarefa. O  investimento financeiro é menor do que o custo de uma mensalidade mensal de um curso presencial,  e poderá ser pago parcelado no cartão.

O curso está muito bom,  e,  na sua ministração utilizamos modernos   recursos para EaD, tais como:- Vídeos_Aula, vídeo-conferências, slides, chat, fóruns, provas, testes online, tarefas para fazer em casa, sermão de prova, etc., e você terá direito a fazer o download da Apostila do Curso.

Espero encontrar você no curso! 

Rev. Edemar Vitorino, responsável pelo Blog do Pastor.

Para mais informações acesse: http://www.shekinahproducoes.com.br/

Edemar Vitorino é ministro evangélico, escritor, conferencista, palestrante, e professor de Homilética, Teologia … [ conheça o perfil desta autor ]

Curso Bíblico Online Grátis


 

MATRICULE-SE AGORA

Opção 01 - Você mesmo faz a sua inscrição - acesso imediato - link:
                       http://instituteffl.afetes.kinghost.net/moodle/

 


24 Ago 2009
Deus Deseja Cristãos Proativos
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Crônicas da Vida, Pastorais e Estudos


lagar em Jerusalém - lugar onde se amassavam as uvas para fazer o vinho

Por: (*) Edemar Vitorino

    Em nosso artigo: “Cristãos Proativos”, publicado anteriormente, nós concluímos afirmando que, ao formar o homem Deus o dotou com o potencial da proatividade.

    Deus é o Pai da Proatividade! Depois de haver criado o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança, “Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gn 1:28). Na ordem divina: “sujeitai-a”, esta a origem da proatividade humana. Da mesma forma que o “sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” habilitou o princípio da fertilidade, a ordem “sujeitai-a” ativou o desenvolvimento da proatividade.

    O primeiro casal nunca teria condições de cumprir a lei divina do “crescei e multiplicai”, se Deus não tivesse colocado dentro de cada um deles, as respectivas sementes da fertilidade. Da mesma forma, jamais o homem poderia “sujeitar” a terra, se Deus não tivesse colocado dentro dele a semente divina da proatividade!

    Essa ordem divina “sujeitai-a” tem a mesma força da costumeira ordem de Jesus Cristo aos paralíticos: “levanta e anda”!  Quando o Senhor Jesus ordenava aos paralíticos que se levantassem do leito e andassem, as suas palavras eram revestidas de poder e de autoridade! Aquele que tinha o privilégio de receber essa palavra de ordem, na mesma hora, não tinha outra coisa a fazer senão se levantar e andar. Foi algo semelhante o ocorrido com Adão e Eva, eles não tiveram outra opção, senão a de serem proativos!  Na ordem divina “sujeitai-a” está implícito que Deus estava delegando funções, e outorgando total liberdade, na esfera terrestre e humana, para que o homem tomasse iniciativas, fosse criativo, exercesse a sua liderança.

    Em toda a Bíblia encontramos exemplos de proatividade. Gideão é um clássico, era um proativo nato!  Em seus dias, os midianitas estavam oprimindo Israel. Quando se aproximava a data da colheita, os midianitas, associados aos amalequitas, e outros povos do Oriente, subiam contra ele, atacavam e destruiam toda a plantação. Gideão teve uma brilhante e original idéia, a qual colocou em ação:- sabendo que não era a época da colheita de uvas, deduziu que o inimigo não atacaria junto aos “lagares”; assim, ao invés de malhar o trigo na “eira”, que era o lugar onde o inimigo certamente atacaria ? porque era época da colheita do trigo - Gideão, sabiamente, foi malhar o seu trigo no “lagar”, preservando assim a sua colheita. Esse belíssimo exemplo de proatividade agradou a Deus. O Anjo do Senhor foi a Gideão, lhe apareceu, e lhe disse: “O Senhor é contigo, homem valente” (2)... “Então se virou o Senhor para ele, e disse: Vai nessa tua força, e livra a Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu?

    Sempre que Deus dá uma ordem, ou convoca alguém para alguma missão especial, Ele sabe, e leva em conta, o potencial de proatividade de cada um. Isto fica claro quando Ele diz a Adão: “sujeitai-a”; a Gideão: “vai nessa tua força e livra a Israel da mão dos midianitas”; e a Josué: “Tão somente sê forte e mui corajoso”.  Em João 15:2 o Senhor Jesus afirma que Ele é a Videira, e nós os ramos, e que, todo ramo que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Quer dizer, Ele espera da nossa parte ação, produção, resultados... fruto!

    Deus não se agrada de gente inativa, reativa, e não basta ser ativo! O Apóstolo Paulo deixa isto muito claro, quando diz: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” (I Co 9:16-17).  Veja o que o Senhor Jesus diz para os servos simplesmente ativos: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17:10). E o Apóstolo Tiago adverte: “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?” (Tg 2:20).

    Se combinarmos o texto de Daniel (11:32): “...o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo”, com o que o Senhor Jesus diz em Mateus 16:18, que Ele edificará a Sua Igreja, e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela...; e ainda com o Ide... fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28:19) ordenado pelo Mestre; para que estes propósitos do Senhor se cumpram, o Senhor precisará contar com cristãos proativos, a exemplo de Gideão, que tenham visão; que saibam discernir bem as situações; que saibam se antecipar às crises;  que saibam inovar; que sejam capazes de elaborar e executar planos alternativos;  que tomem iniciativas, que sejam conquistadores.

    Deus deseja cristãos proativos!

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor, professor de cursos bíblicos online do "Fuel For Life Institute - FFL Institute" (EaD)... Saiba mais...

Curso Bíblico Online Grátis


MATRICULE-SE AGORA

Opção 01 - Você mesmo faz a sua inscrição - acesso imediato - link:
                       http://www.instituteffl.com/comoseinscrever.html

Opção 02 - Solicite-nos a sua inscrição - nós faremos a sua inscrição e informaremos o login e senha de acesso para o seu email. Envie-nos um email com as seguintes informações: 1) seu nome completo; 2) sua cidade; 3) estado 4) país;  coloque no assunto: quero me matricular no curso grátis. Enviar para:   evitorino@instituteffl.com

 


18 Ago 2009
Vendas pela internet crescem 27% no primeiro semestre
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Reportagens

As compras feitas pela internet no primeiro semestre deste ano totalizaram R$ 4,8 bilhões, 27% acima do registrado no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da e-bit, consultoria de comércio eletrônico. O tiquete médio subiu 5%, para R$ 323.

De acordo com os dados divulgados hoje pela empresa, 15,2 milhões de consumidores brasileiros já fizeram pelo menos uma compra pela internet, com crescimento de 32%. Os números não consideram as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais.

Entre os motivos do aumento no faturamento estão a entrada de duas empresas no comércio eletrônico recentemente: o Wal-Mart, em outubro de 2008, e a Casas Bahia, em fevereiro deste ano. "Com a entrada de um grande varejista, o mercado todo se reposiciona. As outras lojas se preparam", afirmou Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Brasileiros dizem que crise não acabou, aponta Datafolha
Preços registram deflação de 0,60% em agosto, diz FGV
Meirelles diz que PIB do segundo trimestre fechou positivo

Os livros, revistas e jornais lideram as vendas virtuais, seguidos de saúde, beleza e medicamentos, e informática. Com a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, os eletrodomésticos ficaram com a quarta posição no ranking, com participação de 9% no faturamento _eram 6% no primeiro semestre do ano passado. Para o diretor-geral da e-bit, essa fatia não deve ser ultrapassada no fechamento do ano.

Para 2009, a previsão é movimentar R$ 10,5 bilhões, valor 28% superior ao de 2008. A estimativa inicial era que esse crescimento ficasse entre 20% e 25%. "Ninguém tinha muita certeza do que viria com a crise", disse Guasti, admitindo que o acréscimo pode ser até maior.

No final deste ano, a projeção da e-bit é que 17 milhões de pessoas tenham adquirido pelo menos um produto pela internet.

A pesquisa mostrou ainda que a participação de mercado do líder em vendas no comércio eletrônico caiu de 41,5%, no primeiro semestre de 2008, para 36,0% neste ano. Considerando os dez primeiros colocados, essa fatia passou de 76,3% para 74,1%. Uma das razões dessa descentralização são as informações disponíveis de lojas e produtos em sites de busca e comparação de preços.

Fonte: Folha Online


17 Ago 2009
Cristãos Proativos
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Crônicas da Vida, Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

Proatividade! Esta palavra esta na moda! As empresas hoje buscam pessoas com essa qualidade, para o preenchimento de cargos. A maioria dos anúncios de vagas de emprego exigem que os candidatos sejam “proativos”!  E os candidatos, percebendo isto, já passaram a incluir essa informação no currículo.

Diante de toda esta ênfase e busca por proatividade, como eu sou pastor, pus-me a refletir sobre o nosso trabalho para Deus, e a considerar: 1) se há muitos cristãos proativos em nossas igrejas; 2) se o pastor pode preferir trabalhar com os proativos;  3) o que podemos fazer para transformar cristãos reativos e inativos em cristãos proativos. ...

Clique aqui para ler o restante desta materia...

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor, professor de cursos bíblicos online do "Fuel For Life Institute - FFL Institute" (EaD)... Saiba mais...

Curso Bíblico Online Grátis


MATRICULE-SE AGORA

Opção 01 - Você mesmo faz a sua inscrição - acesso imediato - link:
                       http://www.instituteffl.com/comoseinscrever.html

Opção 02 - Solicite-nos a sua inscrição - nós faremos a sua inscrição e informaremos o login e senha de acesso para o seu email. Envie-nos um email com as seguintes informações: 1) seu nome completo; 2) sua cidade; 3) estado 4) país;  coloque no assunto: quero me matricular no curso grátis. Enviar para:   evitorino@instituteffl.com

 


11 Ago 2009
Como preparar seu organismo para enfrentar a gripe suína ( A1N1 )
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Utilidade Pública

Recebí pela Internet, e compartilho com os nossos leitores, a seguinte informação:

"O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos), os linfócitos (células T), as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos como vírus, bactérias e células de tumores.

As células T controlam as inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem, vamos ao que interessa, ou seja, quais  alimentos são importantes para estimular a ação do sistema imunológico e potencializar seu funcionamento?

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus.

Não água tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa  qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento aliado do sistema imunológico.

Coma bastante cebola, use e abuse do alho que são excelentes para o seu sistema imunológico.

Coma alimentos ricos em caroteno como cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve e alimentos ricos em zinco como fígado de boi e semente de abóbora.

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura, tais como carnes vermelhas e derivados,pois eles deprimem o sistema imunológico.Evite óleo de milho, de  girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você."

Escrito pelo Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes, do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Medicina - Unaerp.


<< Recentes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 Anteriores >>

Crônicas da Vida
Pastorais e Estudos
Eventos
Comunicações
Utilidade Pública
Humor
Reportagens
Mulher
Pesquisas & Estatisticas
Avivamento
Pedido de Oração
Datas Celebrativas
Fotos
Clips
Livros - Indicação
Missões
Ilustrações
Áudios de Mensagens
Oportunidades de Negócios


Facebook

Visitantes: 407783
Visitantes Online: 6
© Blog do Pastor - 2007 desenvolvido por