Fonte Maior Fonte Padrão Fonte Menor
16 Jul 2008
Como alcançar a bênção e permanecer na bênção
1 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Crônicas da Vida, Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

      A Bíblia registra uma história muito interessante, de uma mulher viúva, com dois filhos e uma dívida quase impagável, que corria o risco de ver os seus dois filhos serem levados pelos credores, para servirem como escravos. Desesperada, ela busca o seu milagre indo ao profeta Eliseu. Perguntada sobre o que tinha em casa, ela informa ao profeta que não tinha nada, a não ser uma botija de azeite. Orientada pelo profeta ela toma muitas vasilhas emprestadas com os vizinhos, e, fechada a porta da sua casa, ela começa a derramar o azeite da botija na primeira vasilha... O milagre começa a acontecer! Deus vai multiplicando o azeite, e ela consegue encher todas as vasilhas. O azeite só parou de jorrar depois que ela encheu a última vasilha. Depois de receber a bênção, ela volta ao profeta para perguntar o que deve fazer! Ela segue a direção espiritual: vende todo o azeite. Com uma parte do dinheiro paga a dívida, e se livra dos credores; e guarda a outra parte para cobrir o sustento da família, dalí para a frente. ( II Reis 4:1-7 )

      Me chama a atenção nessa história o fato de que a viúva não apenas conquistou a bênção; soube também permanecer na bênção, e viver debaixo daquela bênção, por todos os seus dias... Examinando os passos dados por aquela mulher, poderemos aprender sobre como alcançar e permanecer na bênção:-

      Ela buscou a Deus, para receber a bênção. Depois de reconhecer a gravidade da situação, e a sua necessidade, ela foi ao profeta em busca de um milagre para a sua vida. Se você precisa de um milagre em sua vida, busque a quem realmente pode realizar o milagre:- Deus Pai, o Todo Poderoso!

       Ela foi transparente. Quando perguntada sobre o que tinha em casa, ela não mentiu, falou a verdade:- “não tenho nada em casa, senão uma botija de azeite.”. Em se falando de alimento, quem tem apenas uma botija de azeite, praticamente não tem nada; mas a viúva não fez pouco caso do azeite, soube valorizar aquela pequenina provisão. Ela informou ao profeta sobre o azeite... E foi daquela botija de azeite que jorrou o seu milagre!  Quem precisa de um milagre não pode labutar na mentira; não deve omitir nada, e também não deve tentar ampliar o problema; deve falar apenas a verdade.

       Ela não hesitou em pedir ajuda. Ele contou com a juda dos filhos e dos vizinhos... Eles cooperaram para que o seu milagre acontecesse! Se você está buscando um milagre, seja humilde; reconheça que você necessita de ajuda; não despreze nenhum tipo de ajuda. Fique ligado e preste muita atenção nas pessoas com as quais você irá lidar nos próximos dias, porque, em geral, Deus usa pessoas para nos abençoar!

       Ela agiu por fé. Sob a ótica humana, a instrução do profeta era totalmente absurda! Como o conteúdo de uma pequena botija de azeite poderia encher tantas vasilhas? Mas ela não titubeou, agiu conforme a instrução recebida: abriu a botija e derramou o azeite. E a fonte não parou de jorrar enquanto não foi enchida a última vasilha. Para todos os milagres registrados na Bíblia, sempre foi requerido por Deus um correspondente ato de fé por parte do homem. Se você quer ver o seu milagre, mova-se pela fé, dê passos de fé!

        Ela buscou a Deus, para administração da bênção. Depois de ter enchido todas as vasilhas disponíveis, ela voltou ao profeta para buscar direção para a administração da bênção. Seguiu a direção espiritual recebida: vendeu todo o azeite. Com parte do dinheiro pagou a dívida, e se livrou dos credores; e guardou a  outra parte para cobrir o sustento da família. Poupando o dinheiro ela permaneceu na bênção, e garantiu um viver abençoado para sua família, dalí para a frente.

          Precisamos aprender a alcançar e permanecer na bênção!

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


30 Jun 2008
O meu socorro vem do Senhor
1 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Crônicas da Vida, Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino


Monte Sinai

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” - Salmo 121:1-2

    Muitos são os montes citados na Bíblia, com significados especiais para cada um deles. O acontecimento de um monte não se repete no outro... Cada um tem a sua especificidade, e podem representar: segurança, proteção, luz, vida, presença do Senhor, lugar de comunhão, lugar de habitação do Senhor, meta de perfeição a ser alcançada, e, ainda, os problemas ou dificuldades da vida.

    Neste Salmo o autor não está olhando para um único monte, mas para “os montes”. Isto nos faz pensar que o salmista estivesse tendo uma visão panorâmica, de 360 graus, de vários montes ao redor... Será que ele estava posicionado no centro de Jerusalém, cidade rodeada de montes?... “Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.” ( Salmo 125:2 ). Ao observarmos que a inspiração poética dos salmos 121 e 125, são os montes, e a semelhança que há entre esses dois salmos, imaginamos que o autor seja a mesma pessoa. Se for, então os montes para os quais ele estava olhando eram mesmo os montes ao redor de Jerusalém.

    Devido à especificidade do significado de cada monte, o salmista focaliza “os montes”, e, ao correlacionar os significados de cada monte às necessidades da sua vida, ele constata que Deus o tem socorrido sempre, em todas as áreas, então ele reafirma a sua fé no Deus Todo Poderoso, criador do céu e da terra, declarando enfaticamente: “O meu socorro vem do Senhor.”! E nos versos seguintes ele detalha esse socorro...

    A expressão “Ele não permitirá que os teus pés vacilem” (v.3), aponta para socorro moral. Nos textos bíblicos, em geral, essa figura do pé que escorrega, vacila, tropeça e faz cair, caracteriza a queda moral. Deus é socorro moral, é força para o trôpego, para o fraco, para aquele que está prestes a cair.

    Quando ele diz: “O Senhor guardará a tua alma” (v. 7), ele está falando de socorro espiritual e psíquico. Deus é proteção para o mundo interior, para a psiquê do homem. Protege espiritualmente, emocionalmente e psicologicamente.

    Ele também se refere ao socorro físico, ao afirmar: “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal...” (vs. 5-7). Há muito desgaste físico durante o enfrentamento dos problemas, na luta pela sobrevivência. Nessas horas, declare com fé: “O meu socorro vem do Senhor.”

     Ao perceber que, na realidade, Deus é socorro para tudo o mais, o salmista diz: “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (v.8) . A expressão “a tua saída e a tua entrada” é uma figura de linguagem usada para indicar “tudo o que fizeres”. Deus vigia e guarda o tempo inteiro, em cada circunstância, e para sempre, ao que nele confia e espera! “não  dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (vs. 3-5).

    No dia-a-dia da vida, em meio às lutas e problemas, nos momentos mais duros e cruéis, quando ocorrer a pergunta: “De onde me virá o socorro?”, olhe para “os montes” e declare em fé, sem vacilar: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.”

Clique na imagem
para ouvir o áudio desta mensagem

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


25 Jun 2008
Ditados populares que fazem parte do folclore brasileiro
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Humor

Por: (*) Edemar Vitorino

- Antes tarde que nunca.
- Pensando morreu um burro
- Sorte de uns, o azar de outros
- Aqui se faz, aqui se paga
- A pressa é inimiga da perfeição
- Águas passadas não movem moinhos
- Amigos, amigos, negócios à parte
- A cobra vai fumar.
- Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura
- A união faz a força
- As aparências enganam
- Nem tudo o que reluz é ouro
- A cavalo dado não se olha os dentes
- Antes só do que mau acompanhado
- A galinha do vizinho é sempre mais gorda
- Pensando morreu um burro
- Roupa suja se lava em casa
- Antes tarde do que nunca
- Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher
- Burro velho não ganha andadura
- Em cada cabeça uma sentença
- Cada macaco no seu galho
- Casa de ferreiro, espeto de pau
- Cutucar a onça com a vara curta
- Cão que ladra não morde
- Cada doido com a sua mania
- De médico e de louco, todos nós temos um pouco
- Cada coisa no seu lugar
- Contra fatos não há argumentos
- Devagar se vai ao longe
- Dinheiro não traz felicidade
- De noite todos os gatos são pardos
- De grão em grão a galinha enche o papo
- Desculpa de aleijado é muleta
- De boas intenções o inferno está cheio
- Deus ajuda, a quem cedo madruga
- Enquanto há vida, há esperança
- Em rio com piranha, jacaré nada de costas
- Em boca fechada não entra mosca
- Em terra de cego quem tem um olho é rei
- é agora que a jurupoca vai piar
- tá procurando chifre na cabeça de cavalo!
- Está na hora da onça beber água
- É difícil agradar a gregos e troianos
- Filho de peixe, peixinho é
- Feliz no jogo, infeliz no amor
- Azar no jogo, sorte no amor
- Focinho de porco não é tomada
- Galinha velha é que dá bom caldo
- Gato escaldado tem medo de água fria
- O homem prevenido vale por dois
- Há males que vem para o bem
- Juntam-se as comadres, descobrem-se as verdades
- Junta-te aos bons, e serás um deles
- Lobo com pele de cordeiro
- Ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão
- Longe da vista, longe do coração
- Matar dois coelhos com uma cajadada só
- Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando
- Macaco velho não mete a mão em cumbuca
- Manda quem pode, obedece quem tem juízo
- Mãos frias, coração quente
- É melhor o pouco do que nada
- Mais vale prevenir que remediar
- Não há mal que sempre dure, nem bem que sempre perdure
- Não se deve jogar pérola aos porcos
- Não chame papagaio de meu louro
- Não coloque o carro na frente dos bois
- Não há nada como um dia depois do outro
- Nem oito nem oitenta
- Nem tanto ao mar nem tanto à terra
- Nem tudo o que cai na rede é peixe
- Ninguém nasce sabendo
- Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje
- O pior cego é aquele que não quer ver
- Malhando em ferro frio
- O saber não ocupa lugar
- O que os olhos não vêem o coração não sente
- Os cães ladram e caravana passa
- Onde há fumaça, há fogo
- O hábito faz o monge
- O Seguro morreu de velho
- Pão de pobre cai sempre com a manteiga prá baixo
- Os últimos serão os primeiros
- O segredo é a alma do negócio
- O bom filho à casa torna
- Dinheiro não dá a felicidade, mas ajuda
- O futuro a Deus pertence
- O que os olhos não vêem o coração não sente
- O barato sai caro
- O saber não ocupa espaço
- Pau que nasce torto morre torto
- O sol nasce prá todos
- Trabalho não mata ninguém
- Os opostos se unem
- É prá frente que se anda
- Pedra que rola não cria limo
- Prá quem sabe ler, um pingo é letra
- Pro bom entendedor meia palavra basta
- Perdido por cem, perdido por mil
- Palavra de rei não volta atrás
- Para morrer basta estar vivo
- O peixe morre pela boca
- Perguntar não ofende
- Pimenta nos olhos dos outros é refresco
- Primeiro a obrigação, depois a devoção
- Quando a esmola é grande o santo desconfia
- Gato ausente, ratos presente
- Quando um não quer, dois não brigam
- Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é burro ou não entende da arte
- Quem semeia ventos colhe tempestades
- Quem vê cara não vê coração
- Quem dá aos pobres empresta a Deus
- Quem cala consente
- Quem não tem cão, caça com gato
- Quem não deve não teme
- Quem avisa amigo é
- Quem ri por último ri melhor
- Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha
- Quem com ferro fere, com ferro será ferido
- Quem diz o que quer, ouve o que não quer
- Quem não chora não mama
- Quem desdenha quer comprar
- Quem canta seus males espanta
- Quem morre de véspera é peru
- Quem não arrisca não petisca
- Quem espera sempre alcança
- Quem tem boca vai a Roma
- Quem ri por último ri melhor
- Quem não arrisca não petisca
- Quem brinca com o fogo acaba se queimando
- Quem tudo quer tudo perde
- Rir é o melhor remédio
- Recordar é viver
- Roupa suja se lava em casa
- Rei morto, rei posto
- Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come
- Saco vazio não fica de pé
- Santo da casa não faz milagres
- Só pra morte é que não tem remédio
- Toda brincadeira tem sempre um pingo de verdade
- Tempo é dinheiro
- Todos os caminhos dão Roma
- Tudo que não mata, engorda
- O homem prevenido vale por dois
- Uma andorinha só não faz verão
- Um dia é da caça, o outro do caçador
- Vamos em frente que atrás vem gente
- Vão-se os anéis e ficam-se os dedos
- Levar gato por lebre.
- A Voz do povo é voz de Deus
- Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades

Estes são apenas alguns, se você lembra de outros, que não estão incluídos na lista acima, acrescente através do seu comentário!

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...


21 Jun 2008
Espiando a Bênção
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Áudios de Mensagens

Por: (*) Edemar Vitorino

"Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles." "Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Assim, subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate." - Números 13:1; 17-21.

Espiar a bênção é bíblico!  A terra de Canaã era a grande bênção que o povo de Israel esperava... Deus mandou Moisés enviar 12 homens para espiarem a terra... Primeiramente eles espiaram do alto do monte Neguebe, e depois, "in-loco", percorrendo a terra de norte a sul, durante quarenta dias! Outro exemplo temos em Em I Rs 18:41-46... Elias manda o seu ajudante espiar para o céu para ver se já estava vindo a bênção da chuva!

O que fazer nos tempos de espera, principalmente quando a bênção está demorando? Com certeza Deus não deseja nos ver ansiosos demais, estressados, desanimados... Ele deseja que nós espiemos a bênção, antes que ela chegue...

Você já aprendeu a espiar a bênção?  Sabe o que isso significa ?

Ouça com atenção este áudio, e você descobrirá como se reanimar e superar a ansiedade nos tempos de espera...

Mensagem proferida pelo Rev. Edemar Vitorino, gravada ao vivo no dia: 18/06/2008.

Como fazer o download:
Quando a música estiver tocando,
clique no menú do windows media player em arquivo
e selecione "salvar midia como"...

+ Áudios de Mensagens proferidas pelo Rev. Edemar Vitorino... 

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


17 Jun 2008
Renato Aragão volta a gravar com Dedé Santana
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Reportagens

Por: (*) Edemar Vitorino

    +   

Depois de 14 anos afastada, uma das mais queridas duplas da TV e do cinema brasileiros volta a se reunir hoje. Com direito a coletiva de imprensa no início da tarde, Dedé Santana e Renato Aragão reatam a parceria que os consagrou no programa Os Trapalhões e em filmes como ‘Os Saltimbancos Trapalhões’ e ‘Simbad, O Marujo Trapalhão’.

“Ele já está de contrato assinado e amanhã (hoje) grava sua primeira participação em ‘A Turma do Didi’”, conta Renato, que nesta sexta-feira estréia nos cinemas o 47º filme de sua carreira, ‘O Guerreiro Didi e a Ninja Lili’.

"Briga de marido e mulher"

Antes de assinar com a Globo, há um mês, Dedé Santana falou do sonho de voltar a trabalhar com Renato Aragão. “O povo cobra muito minha participação com o Didi. Trabalhar com o Renato é o que eu quero, afinal, tudo começou com uma dupla, antes de ‘Os Trapalhões’”, relembrou ele, na época em que planejava com a direção do SBT uma atração para substituir o ‘Comando Maluco’, que perdeu sentido após a morte de Beto Carrero, em fevereiro.

Na ocasião, Dedé falou das desavenças no passado. “Eu e o Renato não brigamos. Foram discussões bobas de ‘marido e mulher’, mas no final ficava tudo numa boa. Gostaria muito de terminar a minha carreira com ele”, ressalta Dedé. “Renato confiou em mim e me deu vários filmes para dirigir”, conta, referindo-se a ‘O Mágico de Oroz’ e ‘O Reino da Fantasia’.

Fonte: Jornal "O Dia" Online

Nossos comentários:

Ao longo desses anos de separação, conquanto o nosso irmão Dedé sempre esteve alegre e feliz na realização da obra de Deus, profissionalmente ele sempre demonstrava uma certa tristeza com a separação da dupla "didi & dedé" e sonhava com esse retorno... A Palavra de Deus diz que se um irmão está alegre, todos devemos nos alegrar com ele; e nós estamos muito alegres com esta notícia, e com esta grande bênção que Deus concedeu ao nosso irmão Dedé, de retornar à Globo, e trabalhar novamente ao lado do Didi... Ele merece, e as crianças certamente irão agradecer muito... Parabéns Dedé, estaremos orando e torcendo por esta nova etapa... A glória dessa segunda etapa certamente será ainda maior do que a primeira! Deus o abençoe grandemente, e que você possa continuar a fazer brilhar a Luz de Jesus...

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...


<< Recentes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 Anteriores >>

Crônicas da Vida
Pastorais e Estudos
Eventos
Comunicações
Utilidade Pública
Humor
Reportagens
Mulher
Pesquisas & Estatisticas
Avivamento
Pedido de Oração
Datas Celebrativas
Fotos
Clips
Livros - Indicação
Missões
Ilustrações
Áudios de Mensagens
Oportunidades de Negócios


Facebook

Visitantes: 369461
Visitantes Online: 3
© Blog do Pastor - 2007 desenvolvido por