Fonte Maior Fonte Padrão Fonte Menor
21 Fev 2007
A Sabedoria mora com gente Humilde
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Pastorais e Estudos

Por: (*) Robson Vitorino

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.”
Provérbios 29.22

No mundo nunca se falou tanto em ser bem sucedido, em ser o melhor. A influência norte-americana torna-se inevitável e irreversível uma vez que está enraizada em nossa cultura. Nossos jovens são orientados a fazerem seus planos de carreira detalhados, onde o reconhecimento, o dinheiro e o poder são perseguidos a qualquer custo.

A Igreja também tem sido vítima desta influência. Tornou-se raro ouvir pregações sobre a humildade e a simplicidade de espírito. É comum ouvirmos palavras somente de vitória, não que seja errado, mas a origem dessa vitória muitas vezes é desvirtuada de Cristo para o homem. O homem como sendo o provedor de seu sucesso.

Amados, é tempo de relembrar as orientações bíblicas a respeito do estado de espírito e caráter do cristão. A humildade é uma destas virtudes essenciais. Transcrevo, um texto do inesquecível autor C.S Lewis:

Não pense que uma pessoa realmente humilde seja o que a maioria das pessoas chama de “humilde” hoje em dia; não é um tipo escorregadio e bajulador que está sempre a dizer que não é ninguém. Provavelmente a impressão deixada por quem seja verdadeiramente humilde é que se trata de alguém muito alegre e inteligente, tendo demonstrado um grande interesse pelo que você lhe contou. Se você não gostou dele, é porque você tem um pouco de inveja de quem quer que pareça gozar a vida tão facilmente. Ele não é do tipo que pensa em humildade; aliás não chega nem mesmo a pensar em si próprio.

A quem queira adquirir a humildade, acho que posso ensinar-lhe o primeiro passo. É compreender que somos orgulhosos. E este é também um passo enorme. Bem, ao menos nada, nada mesmo, pode ser feito antes disso. Se pensamos que não somos orgulhosos é sinal de que, na realidade, somos muito orgulhosos.” (C.S. Lewis, Mero Cristianismo)

Vale a reflexão: Hoje é tempo de se humilhar, não diante de homens, mas do Senhor Altíssimo, que é a fonte da humildade, e a quem devemos toda Honra e Glória.

(*) Conheça o autor ...

 


30 Dez 2006
A Postura Correta Contribue para a Vitória
1 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

A Postura Correta Contribue para a Vitória

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido…estes, registrados por seus nomes, foram príncipes nas suas famílias; e as famílias de seus pais se multiplicaram abundantemente.”
- I Crônicas 4:9-10; 38

Por ocasião da passagem de ano, é comum as pessoas sonharem com o sucesso e a vitória para o ano novo… Não é errado planejar ou desejar, mas o sonhar somente não garantirá o sucesso de ninguém! A vitória virá como recompensa, prêmio, galardão, ao esforço, à luta, à batalha, ao trabalho!

Se você está disposto a lutar com afinco para alcançar o tão sonhado sucesso, a primeira cousa que precisa observar é a postura… Se você acredita mesmo no seu sucesso, não vá à luta com semblante decaído, ou com ar de derrotado; assuma antecipadamente a postura de vencedor! Postura inadequada conduz à derrota, enquanto que a postura correta contribue para a vitória!

Examinando a história bíblica de Jabez, podemos aprender muito sobre como ter uma postura correta diante dos desafios da vida. Jabez nasceu marcado pela dor, e fadado a sofrer, mas não se acomodou. Através da fé em Deus, e por meio da oração, deu uma virada radical na sua vida e alcançou o sucesso que buscava.

Jabez era da tribo de Judá. Tinha outros irmãos. E o seu nome significava: “sofrimento” - porque foi gerado com muitas dores… Na época em que ele nasceu era comum essa prática de se colocar nomes com significados nas pessoas. Todos conheciam os significados dos nomes uns dos outros. Desta forma, Jabez tinha a triste sina de ter que carregar consigo a marca do sofrimento, durante toda a sua vida, e por onde quer que fosse.

Contudo, Jabez decidiu não se deixar abater pela influência negativa do seu nome, e resolveu lutar pela sua felicidade e sucesso. O que ele fez ? 1) Reconheceu que necessitava de ajuda; 2) Creu que o Deus Vivo e Verdadeiro poderia ajudá-lo a conquistar a vitória desejada; 3) Invocou a presença e a direção de Deus para a sua vida; 4) Dirigiu a Deus uma oração poderosa, que abriu os céus e o transformou em um homem de sucesso. A oração de Jabez revela a postura correta que devemos ter para obtermos sucesso na vida. Jabez apresentou três pedidos a Deus. Vejamos…

1) QUE ME ALARGUES AS FRONTEIRAS = VISÃO - Na realidade este pedido de Jabez significa ajuda para ampliação da visão! Todo grande empreendedor precisa ter visão, e não pode ficar preso à preconceitos, medos, amarras, limites… É preciso confiar que, com a bênção de Deus, é possível avançar, ser um desbravador, conquistador, empreendedor. Ter fé em Deus que, o que hoje é sonho, amanhã será realidade! Jabez pediu e conseguiu sair da mesmice, da mediocridade, do sofrimento, ir além …

2) QUE SEJA COMIGO A TUA MÃO = AJUDA - Um hino dos antigos cancioneiros evangélicos dizia assim:- “Com Tua mão, segura bem a minha, pois eu tão frágil sou, ó Salvador, que não me atrevo, a dar jamais um passo, sem Teu amparo, Cristo Meu Senhor!” Jabez buscou a proteção divina para o seu caminhar. É uma temeridade tentar avançar confiado em si mesmo, na sua própria força, no seu próprio braço… É muito melhor e mais seguro caminhar sob a direção e amparo da poderosa “Mão de Deus”, que oferece abrigo, proteção, e abre portas…

3. QUE ME LIVRES DO MAL = LIVRAMENTO ? Assim como existe o mundo físico, existe também o mundo espiritual. E as forças espirituais do mal são invisíveis ao olhar humano natural. Esse pedido de Jabez demonstra sabedoria! “…mas livra-nos do mal…”, diz o final da oração do “Pai Nosso”, ensinada pelo Senhor Jesus. O mal existe, e jaz à porta, diz a Palavra de Deus! O diabo veio para matar, roubar e destruir, e vive ao nosso derredor, rugindo como Leão, querendo nos tragar! E há também muita gente ruim por aí, falsa, traiçoeira, perigosa, trabalhando contra o cidadão de bem… Esta é uma oração a ser feita todo dia!

Através da sua fé em Deus, e da sua oração, Jabez expurgou o mal da sua vida, deu um basta à ameaça do sofrimento, e alcançou o sucesso que buscava, tornando-se Príncipe entre os seus irmãos (v.38). Deus concedeu a Jabez tudo o que ele pediu em oração.

A história de Jabez nos revela que ao invés de confiarmos em nossa própria força e capacidade, devemos ir à luta, confiados na poderosa “Mão do Senhor”, e com a postura de quem tem fé e acredita verdadeiramente no sucesso.

A postura correta contribue para a vitória!

Ouça o áudio desta mensagem...

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


30 Dez 2006
Tempo Oportuno
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. - Eclesiastes 3:1

A Bíblia contém ensinamentos sábios para toda e qualquer ocasião. O texto acima é um lindo poema que já faz parte da sabedoria de vida. É um texto sempre atual.

É importante saber quando se pode partir para novas conquistas, e não desanimar ou perder a esperança quando não se pode realizar um sonho no tempo pré-estabelecido.

Saber discernir corretamente o tempo é uma virtude que precisamos cultivar. O segredo do sucesso consiste em se saber quando é o tempo oportuno para se tomar uma decisão, quer se relacione a grandes ou a pequenos empreendimentos.

Em períodos tenebrosos, como o que ora atravessamos, é necessário se adequar os planos ao tempo, para se evitar frustrações, tropeços e derrotas.

E o melhor caminho para se ter uma maior percepção do tempo certo é o da entrega total da vida a Cristo Jesus, permitindo que Ele seja o Senhor. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” - Salmo 37:5

É importante, ainda, entregar também a Deus todos os planos, projetos e alvos estabelecidos, e buscar em Deus a direção para as decisões a serem tomadas…

Assim procedendo, com certeza as decisões serão sempre tomadas em tempo oportuno, e caminharemos em constante vitória.

O tempo é oportuno para esta entrega total!

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


30 Dez 2006
Ano Bom
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

Fim de ano enseja a reflexão:- “como foi o ano que ora se encerra? Bom, ruim ou mais ou menos? Soubemos aproveitar bem as oportunidades ou as desperdiçamos?

Esta reflexão contudo só terá proveito se soubermos interpretar bem os momentos vividos e extrair lições que possam servir de referenciais de vida, que possam nos ajudar na orientação das nossas ações daqui para a frente, para que não reincidamos nos mesmos erros!

Avaliando o ano velho por esta ótica, chegaremos a conclusão de que “valeu”! E que, de uma forma ou de outra, tudo contribuiu para o nosso bem… “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

Devemos, assim, dar graças a Deus pelo ano que se encerra, como está escrito: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Tess 5:18)

Quanto ao Ano Novo, sigamos o exemplo de Paulo: “… uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se porventura pensais de outro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.” (Filipenses 3:13-16).

Assim procedendo, com certeza,

o seu ano novo será um Ano Bom!

(*) Edemar Vitorino - é pastor evangélico, escritor,  conferencista ... Saiba mais...

 


30 Dez 2006
Novo Propósito para o Ano Novo
0 Comentários - Comentar  ::  Categoria: Pastorais e Estudos

Por: (*) Edemar Vitorino

“… acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.”

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”

Salmo 90:9b e 12.

A passagem de ano é uma oportunidade extraordinária para reflexão. É hora de retrospectiva, avaliação, de se fazer um balanço da vida para discernir os erros e acertos, derrotas e vitórias, com vistas a não se reincidir nos erros e se avançar com vigor e propósitos novos para o enfrentamento dos desafios do ano novo.

Um grande desafio é, sem dúvida, a boa administração do tempo. O Salmista percebeu isto e orou: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Na oportunidade da passagem de ano, especialmente, devemos orar como o Salmista objetivando alcançar em Deus a indispensável sabedoria para remir o tempo.

Também é comum na virada do ano a renovação de propósitos. Estabelecem-se novos alvos, sonhos, prioridades. É uma oportunidade propícia para uma renovação de votos a Deus; para se dispor a trilhar o estreito caminho da santificação; para disponibilizar-se mais para o serviço de Deus; para se lançar fora as mágoas, queixas, perdoar e viver intensamente o amor fraternal.

A prioridade número um para o ano novo deve ser o “buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça”, e então todas as demais cousas nos serão acrescentadas. A Palavra de Deus afirma: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração.”

A formulação de votos e propósitos contudo é insuficiente em si mesma para conduzir ao êxito. Há que haver determinação, luta, persistência, e tomada de ação imediata!

Seja este o seu propósito

e o próximo ano será de fato um ano novo na sua vida!

(*) Conheça o autor...

 


<< Recentes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 Anteriores >>

Crônicas da Vida
Pastorais e Estudos
Eventos
Comunicações
Utilidade Pública
Humor
Reportagens
Mulher
Pesquisas & Estatisticas
Avivamento
Pedido de Oração
Datas Celebrativas
Fotos
Clips
Livros - Indicação
Missões
Ilustrações
Áudios de Mensagens
Oportunidades de Negócios


Facebook

Visitantes: 407783
Visitantes Online: 2
© Blog do Pastor - 2007 desenvolvido por